quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PROJETO TIPAGEM SANGUÍNEA E INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE E ÓRGÃOS - ESCOLA HILDA BERGO DUARTE

Os alunos da 2ª fase EJA, que finalizam o ensino médio, participaram do projeto, e hoje fizeram os exames de snague para conhecerem o tipo de sangue com aDra Débora Medeiros, na escola Hilda Berg Duarte. A visita ao hemocentro já foi realizada e eles já conhecem os procedimentos para se tornarem doadores e estão fazendo uma campanha divulgando a importância da doação de sangue para slavar muitas vidas. Participe você também!! Hoje você doa e amanhã pode ser que você ou alguém que você ama também precise...pense nisso.







quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROJETO TIPAGEM SANGUÍNEA E INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE E ÓRGÃOS

Nessa etapa os alunos da escola Vania Medeiros Lopes confeccionam cartazes com frases de incentivo à doação de sangue e órgãos. Os alunos fixaram os cartazes em diversos pontos comerciais na vila Industrial em Glória de Dourados. Os alunos do terceiro ano da escola Weimar Torres farão o mesmo naquele Distrito e os alunos da escola Hilda Bergo Duarte farão o mesmo no centro do município de Glória de Dourados. Disponibilizam o número do telefone e endereço do Hemocentro Regional de Dourados para que as pessoas possam se informar e doar. Também estão sendo feitas entrevistas com vizinhos, conhecidos e outras pessoas para saber qual o conhecimento sobre doação de sangue e formar uma lista de doadores.






sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E.E WEIMAR TORRES, VÂNIA M. LOPES E EUFROSINA PINTO - HEMOCENTRO - VISITA DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO

Os alunos do terceiro ano e segunda fase da EJA visitam o Hemocentro de Dourados sob orientação e uma verdadeira aula do Diretor Dr. Roberto Alva. Ele fez um Hemotour com os alunos explicando todo o processo de coleta e doação de sangue, sanou dúvidas e com sua boa vontade despertou nos alunos a importância de ser doador de sangue. Essa visita é mais uma etapa do projeto Tipagem sanguínea e incentivo à doação de sangue e órgãos da disciplina de Biologia ministrada por mim na escola Weimar Torres do distrito de Guassulândia, escola Hilda Bergo Duarte e Escola Vania Medeiros Lopes de Glória de Dourados. Agradeço aqui o Dr Roberto que pelo segundo ano colaborou com esse aprendizado, ao Aribaldo pelo incentivo de sempre e preocupação em nos ajudar dando uma força para conseguirmos o transporte, ao Fernando chefe do departamento de obras no Almoxarifado que gentilmente apoiou e autorizou o microonibus para levar os alunos até o Hemocentro em Dourados, aos diretores Raul, Cristina e Mita pelo apoio e autorização para o projeto, aos coordenadores Cristina, Neoci, Eugênio, Josemar, Edileuza e Áurea. Também ao Professor Jair e Dil pela companhia. Dra Débora não pode ir porque estava no posto de saúde trabalhando mas agradecemos porque foi ela quem realizou as tipagens sanguíneas dos alunos da escola Vania, e realizará os da escola Weimar e Hilda Bergo Duarte.
Na frente do Hemocentro com os alunos e o Dr Roberto Alva, diretor do Hemocentro (pena que o fotógrafo cortou a parte escrita Hemocentro Regional de Dourados.)




 Dr Roberto explicando sobre novos exames de tipos sanguíneos realizados com nova técnica, em gel.





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO ANTI-DENGUE

Nesse Projeto os alunos confeccionaram "mosquitéricas" que nada mais são que armadilhas que prendem as larvas,elas se desenvolvem mas não saem, eliminando assim os mosquitos. Confeccionadas com garrafas pet de 2 litros, modelo desenvolvido pelo professor Maulori Cabral da Universidade Federal do RJ. Durante o experimento que iniciamos no início de julho observávamos sempre, infelizmente era período que se iniciava o inverno, e obtivemos ótimos resultados na primavera cujo clima favorece o desenvolvimento. Nesse vídeo do youtube você pode aprender a confeccionar a mosquitérica genérica e aprender como ela funciona no combate aos mosquitos tanto o Aedes aegypty quanto os outros pernelongos comuns e pode instalar na sua casa. assista o vídeo para compreender como funciona.

Agora observe os alunos armando as mosquitéricas em locais críticos e passíveis de pernilongos.


Anderson do primeiro ano da Escola Hilda Bergo em novembro de 2011 com a ajuda do Gilberto.

Danilo, aluno do segundo ano instalando a mosquitérica na biblioteca da escola Hilda Bergo Duarte

Alessandro do primeiro ano e eu.

Alunos da Escola Weimar Torres preparando as mosquitéricas para instalar na escola.

Valdinei instalando no corredor.

Tádila, Valdinei e Ailton colocando cordões para pendurar a mosquitérica.