quarta-feira, 26 de setembro de 2012

9º ANO ESCOLA WEIMAR - EIXOS TEMÁTICOS - O PROBLEMA DO LIXO

Na disciplina de Eixos temáticos: Terra-vida-trabalho o assunto agora é LIXO. Um problema grave que afeta a saúde e o meio ambiente. Os alunos do 9º ano da Escola Weimar Torres em Guassulândia fizeram um pequeno passeio e observaram quanto lixo poderia ter sido reciclado, reutilizado, recusado, reduzido, e no entanto, encontra-se jogado ao ar livre, ou queimado inadequadamente gerando poluentes no ar, colocando em risco muitas vidas. Os alunos perceberam que não é difícil fazer a coleta seletiva e não é difícil já separar o lixo na hora de descartá-lo. Eles estão pedindo atenção a esse assunto, pedindo que as pessoas cuidem melhor da nossa casa, o planeta TERRA, e pensem muito antes de gerar lixo e descartá-lo em qualquer lugar.

Vejam as fotos.


Não é que estamos gostando não, isso é horrível!!! Estamos rindo pra não chorar. O caminhão de coleta passa por aqui, esse lixo não poderia estar aqui.



Não conseguimos entender porque tanto lixo. Queimar lixo é um enorme erro e polui o ar que respiramos.

O local seria bonito se não fosse tantas garrafas, sacolas, latas e outros objetos jogados no terreno. Claro que quem faz isso são pessoas mal educadas. Por favor, não joguem lixo no chão.











E o pior é que vemos isso por todos lados, inclusive nas proximidades da nossa escola. Muitas vezes não conseguimos respirar com tanta fumaça porque resolvem atear fogo em lixo, em folhas e galhos de árvores (e olha que folhas, galhos de árvores, restos de alimentos, podem muito bem serem utilizados como fertilizantes para o solo de maneira adequada.




Infelizmente isso acontece muito próximo da nossa escola, e vizinho a tantas casas de família.



Pensem no nosso futuro!!! Merecemos de herança um planeta poluído , sem árvores, sem ar puro??? Vamos fazer alguma coisa enquanto é tempo?


sábado, 22 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE - ESCOLA VÂNIA M. LOPES

Ninguém percebe, ninguém se importa muito. Apenas se preocupam em procurar uma sombra quando o sol está escaldante, ou reclamam quando flores e folhas começa s cair e colorir o chão. Chamam de "sujeira" as folhas que adubam o solo, as flores que colorem as ruas e calçadas, mas não percebem quão importante é o oxigênio que respiramos sem percebermos, sim, sem percebermos, porque só notamos que o oxigênio nos é importante quando sentimos o odor da fumaça enchendo-nos os pulmões e levando aos hospitais crianças e idosos, com asmas, bronquites, faltando-lhes o ar aos pulmões. Oh!! Oxigênio maravilhoso, puro, limpo, que graças as árvores que temos em nossa pequena cidade, respiramos. Não temos inveja das grandes cidades, onde os prédios tomaram o lugar das árvores, poluíram o ambiente e todos adoencem, e quando buscam refúgio é para os lugares sombreados de árvores onde correm para descansar.
Agradecemos a existências das plantas, das árvores, que realizam fotossíntese para nos fazer bem respirar.
Alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Vânia Medeiros Lopes assim agradecem as árvores que os acolhem para o descanso nos intervalos, a leitura, os bate-papos, os momentos agradáveis na escola.
                                         Sobre a sombra de uma árvore os alunos interagem


Elas fizeram um coração com as mãos, demonstrado o agradecimento a essa árvore.






à sombra de uma árvore
Merenda à sombra da árvore.
As àrvores que foram plantadas no decorrer dos anos na escola.

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar!!! Feliz dia da árvore!!!!! rsrsrsr
Camila declamando um poema para a árvore, Sibipiruna. Emocionante...rsrsr


FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDOS E BASES - 1º ANO ESCOLA EUFROSINA PINTO

Os alunos do primeiro ano do ensino médio fizeram aula prática com indicador de ácidos e bases (suco de repolho roxo) para observar a alcalinidade, acidez ou neutralidade de algumas substâncias como limão, sabonete, shampoo, creme, refrigerante, vinagre, sabão em pó, sal, açúcar, maçã, entre outras. Pra tal experiência batemos algumas folhas de repolho roxo com um pouco de água e coamos para ficar somente o suco. Este suco foi adicionado a cada substância observando-se a mudança de cor que indica a acidez ou alcalinidade (bases). As substâncias que ficaram com a cor rosa a vermelho possuem acidez, as que ficaram do verde para o azul são as bases e se a cor não foi alterada é neutro.