Voltamos das férias!!! E como está nossa horta? e nossa composteira? Bem, dezembro, janeiro...ninguém apareceu na escola. Então o mato tomou conta de tudo, alguns frutos aproveitaram para se espalhar, até a galinha resolveu botar ovos em meio ao matagal, e no dia que resolvemos limpar tudo para preparar o solo, os alunos tiveram que correr atrás dos pintinhos recém nascidos e a galinha para devolvê-los à sua dona que é vizinha da escola. Foi muito engraçado e cansativo ao mesmo tempo. Bem, vamos ao que interessa...
O terreno da horta estava assim....cheio de mato, mais alto que todos nós.
A composteira que sobrou muito adubo, estava cheia de maxixe que tomou conta dela.
O matagal estava muito alto. Todos diziam: "Ah...só colocando veneno para matar esse mato senão vocês não vão conseguir fazer nada aí! Outros já queriam colocar um trator aí dentro.,...kkkkk
Mas como somos adeptos de uma vida saudável e queremos distância dos venenos químicos, colocamos literalmente a mão na massa, aliás, no mato. rsrsrsrsr. Unidos vencemos.
Claro que eu também coloquei a mão no mato, aliás, entrei antes e comecei o trabalho para evitar que os alunos se colocassem em risco.
Larissa e Guilherme
Caio, Guilherme, Évelin, José Vítor
Olha só!!! Viram como a união e vontade faz as coisas acontecerem. Em apenas 2 aulas de eixo temático conseguimos rever o solo!!! Agora só retirar os restos de raízes do mato, preparar para começar o ano letivo plantando e cuidando.
Esse momento é de aprendizado, respeito pelo solo, alegria, e muita disposição dos alunos.
Revezando o trabalho. Enquanto uns trabalham outros descansam.
E olha que só tem gente bonita nessas turmas da Weimar Torres. Talvez, daqui a dois anos teremos estudantes de agronomia, agroecologia, veterinária, Engenharia florestal. Gestão ambiental, etc...incentivados pela disciplina que colabora na valorização do homem do campo e sua cultura.
Wilgner, que chegou a pouco tempo em nossa escola e mostrou-se um ótimo aluno, participativo e colaborador das tarefas.
Tudo o que foi retirado de mato do terreno da horta, foi colocado onde a natureza se encarrega de decompor, o local onde escolhemos para a composteira. A Adriele resolveu sentar na proteção do pezinho de limão para olhar o pessoal trabalhando, enquanto ela, o Guilherme e a Érin descansam no revezamento do trabalho.
Olha a turminha descansando e conversando, analisando se está tudo sendo feito certinho.
Aqui eles estão revolvendo a terra para que as raízes fiquem à mostra para serem retiradas, e o solo fique solto para que possamos colocar o resto de adubo da composteira que ficou do ano passado para iniciarmos os canteiros.
Depois colocaremos mais ações desa turminha, comigo lógico, que participo ativamente de sol a sol, porque professora tem que participar, sujar mãos e pés, e eu faço isso. Eles são testemunhas da minha participação ativa no trabalho.
Agora turminha. Preparem-se para a prova de Eixo temático sobres as festas populares e tradição do Mato Grosso do Sul. Beijos. Amo todos vocês.