quinta-feira, 16 de junho de 2011

FUNGOS - ESCOLA VANIA MEDEIROS LOPES



Os fungos são eucariontes heterótrofos e incorporam seus alimentos por absorção. Em sua maioria são muiticelulares, mas existem unicelulares, como as leveduras. Os fungos multicelulares também são conhecido saprófitas.
O prefixo sapro, que significa podre, é usado no sentido de em decomposição. Saprófita significa planta que se desenvolve em lugar que está em decomposição, porque antigamente os fungos eram erroneamente classificados como plantas. O melhor termo, que está sendo muito utilizado é o termo saprófago (ser que se alimenta de material em decomposição).
Além dos fungos saprófagos e dos parasitas, ainda existem aqueles que vivem em associação mutualística como os líquens (algas e fungos), as micorrizas (fungos associados às raízes).
São exemplos de fungos: os cogumelos-de-chapéu, as orelhas-de-pau, as micoses, ferrugens em folhas de plantas, os bolores, leveduras.
Os alunos do segundo ano fizeram observações nos arredores da escola à procura de fungos e puderam perceber que os fungos são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas terrestres, encontraram diversos tipos de orelhas-de-pau, líquens, cogumelos, entre outros.







Um comentário:

  1. Parabéns para todos os alunos que realizaram este trabalho pois ficou muito legal!
    Principalmente a da turma do 1°ano E.M a minha turma!
    ASS:Francielli França DA E.E. WEIMAR TORRES

    ResponderExcluir