segunda-feira, 27 de agosto de 2012

HORTA E COMPOSTEIRA DA WEIMAR TORRES

O que mais tem me deixado feliz é ver que os alunos participam ativamente das aulas práticas dos eixos temáticos> terra-vida-trabalho, uma disciplina, que na minha opinião, veio somar à escola do campo. Os alunos integram-se de tal maneira ao plantio, à colheita, aos cuidados com as plantas e com a formação do adubo na composteira que me encanta cada dia mais. O conteúdo do referencial é de suma importância à vida no campo, para reconhecer a importância do homem do campo para o mundo, para levar conhecimento sobre saúde, legislação ambiental, orgânicos, construções rurais e novas tecnologias, enfim, é uma disciplina cujos eixos completam a importância da vida.
Vejam aqui um trabalho que iniciamos em março e até agora tem dado resultado com o trabalho dos alunos que nem durante as férias esqueceram de cuidar da horta e da composteira.
Amo vocês de coração. Vocês são importantes para a construção de um futuro melhor para todos.
Aluno mostrando rabanetes colhidos
Rabanetes da horta para ser fatiado e colocado na salada de rúcula - Tudo orgânico


rúcula da horta - totalmente orgânica






Salada pronta, ficou um delícia. Na outra bacia um pouco de alface.

Cleber cortando rabanetes e Marcos fiscalizando...rsrsrs...pois é, os meninos também participaram de todo o processo, da preparação do solo, plantação, colheita e ajuda na preparação da salada.

É muito gratificante ver a participação dos alunos.

Alunos colaborando com a composteira para formação do adubo para a horta. 




Isso é lindo. O pimentão mais lindo do mundo. rsrsrsrsr

O adubo orgânico é excelente e utiliza apenas matéria orgânica, e aqui utilizamos somente folhas das árvores do pátio da escola ,restos de poda da grama e restos de alimentos como frutas e verduras. O maior trabalho é recolher as folhas e depositar formando uma pilha que buscamos formar camadas. Os alunos do terceiro ano são os responsáveis pela formação da composteira e é deles o mérito da formação de todo esse adubo. Ali vemos o Emerson (trabalhando) e o Diego.






As meninas juntam as folhas e trazem em um carrinho de mão (carriola) para que os meninos coloquem na pilha de folhas.


Olha elas aí juntando as folhas do pátio.





João Vitor trabalhando.
Não há como não ficarmos felizes. Vocês são demais

Nenhum comentário:

Postar um comentário