sexta-feira, 28 de março de 2014

1º ANO - ATIVIDADES DE REVISÃO - ORIGEM DA VIDA E DO UNIVERSO

Bem, para que vocês possam revisar a matéria de maneira que facilite o aprendizado aí vão algumas atividades relacionadas!!! Façam direitinho hein!!!

1) Existe um processo no qual alimentos e bebidas, como leite, passam por um aquecimento com temperatura ideal para destruir micro-organismos que podem causar doenças, caso não sejam eliminados. Esse processo não altera as propriedades dos alimentos e bebidas. Qual o nome pelo qual é conhecido?
a) centrifugação
b) levigação
c) ventilação
d) pasteurização
e) flotação

2) O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese:
a)    autotrófica.
b)    da biogênese.
c)    da abiogênese.
d)    heterotrófica.
e)    da pré-formação.

3) Leia atentamente as proposições abaixo:

I.     O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.
II.    A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.
III.   O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as idéias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.
IV.  Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.

Assinale a alternativa correta.
a)    apenas a proposição I é falsa.
b)    apenas a proposição IV é falsa.
c)    apenas as proposições I e III são falsas.
d)    apenas as proposições I e IV são falsas.
e)    todas as proposições são falsas.


4)  - (UEPB/2002) As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que “a vida se origina somente de outra vida pré-existente” – Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por:
a)    Francesco Redi – pedaços de carne no interior de frascos.
b)    Aristóteles – existência de princípio ativo.
c)    Louis Pasteur – frascos de “pescoço de cisne”.
d)    Needham – soluções nutritivas em frascos aquecidos.
e)    Helmont – receita para criar ratos.

5)- (UFAC/2001) Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE.
a)    Aristóteles
b)    Charles Robert Darwin
c)    Francesco Redi
d)    Louis Pasteur
e)    Stanley Miller

6) (UFAM/2003) ”Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não  por geração espontânea a partir da putrefação da carne”. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por:
a)    Aristóteles século IV a.C.
b)    Wiliam Havey ( 1578-1657)
c)    René Descartes ( 1596-1650)
d)    Isaac Newton (1642-1727)
e)    Francisco Redi (1626-1697)

7)  Dentre as várias hipóteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, a mais aceita é a hipótese heterotrófica, proposta pelo bioquímico russo A. I. Oparin, em 1938, que explica o surgimento da vida como uma evolução dos processos bioquímicos dos organismos. Os processos bioquímicos envolvidos em sua teoria são:
1.    Respiração aeróbica.
2.    Fotossíntese.
3.    Fermentação.
Analise o texto acima e assinale a alternativa que indica a seqüência correta de surgimento desses processos, de acordo com a hipótese heterotrófica.
a)    1, 2, 3.
b)    2, 1, 3.
c)    3, 1, 2.
d)    1, 3, 2.
e)    3, 2, 1.


8) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a)    o big bang, que deu origem ao universo e conseqüentemente à vida.
b)    o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c)    o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d)    o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e)    o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.





10 comentários: