quarta-feira, 30 de abril de 2014

2º ANO - OS ENVOLTÓRIOS DAS CÉLULAS E TRANSPORTE ENTRE MEMBRANAS - V. MENDONÇA E J. LAURENCE:

OS ENVOLTÓRIOS DAS CÉLULAS
PAREDE CELULAR: estrutura externa à membrana plasmática.
Quanto a sua composição básica:
- Parede celular dos vegetais: Composta basicamente por Celulose, que é um polissacarídeo que confere resistência mecânica à célula. É permeável, propiciando a passagem tanto do solvente quanto do material dissolvido nas soluções com que entram em contato. Além de celulose a parede celular das plantas contém outros compostos e em alguns casos pode sofrer impregnações e modificações. A impregnação de Lignina pode determinar extraordinário aumento da resistência física, mas impermeabiliza a célula, que acaba morrendo. Outra impregnação importante é a suberificação: as células próximas à periferia do caule tem suberina associada à parede celular. É pouco permeável e impede trocas gasosas e as células morrem. O conjunto dessas células formam o súber que é muito espesso e empregado para fazer a cortiça comercial.

MEMBRANA PLASMÁTICA
 A membrana plasmática é sempre lipoproteica. Uma dupla camada de lipídios (mais especificamente fosfolipídios) e proteínas. É semipermeável, pois permite a passagem do solvente e impede ou dificulta a passagem de certos solutos. Essa semipermeabilidade é seletiva.

MECANISMOS DE TRANSPORTE ATRAVÉS DE MEMBRANAS
- DIFUSÃO: É o processo de de movimento de moléculas do soluto do local onde estão mais concentradas para o local onde estão menos concentradas de maneira a igualar a concentração.
- DIFUSÃO FACILITADA: Ocorre a favor de um gradiente de concentração, indo do meio mais concentrado para o meio menos concentrado tendendo a igualar as concentrações de soluto dentro e fora da célula, tendo como facilitadora da passagem proteínas específicas para cada tipo de soluto. Assim, é um transporte passivo, sem gastos de energia.
- OSMOSE: é um processo de passagem de moléculas de água através da membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado na tentativa de igualar as concentrações. Essa passagem é feita através de proteínas especiais que atuam como canais de passagem da água, são chamadas aquaporinas.

TRANSPORTE ATIVO: é a passagem do soluto do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. Esse transporte é realizado utilizando proteínas transportadoras, e é um transporte com gasto de energia e por isso chamado de transporte ativo. Um exemplo são as bombas de sódio e potássio como pode ser visto no vídeo abaixo.





segunda-feira, 28 de abril de 2014

FUNGOS


O MARAVILHOSO REINO FUNGI


quarta-feira, 23 de abril de 2014

HERANÇA DO SEXO NA ESPÉCIE HUMANA

ATENÇÃO TERCEIROS ANOS, VEJAM ESSE VÍDEO POIS ESTAREMOS ESTUDANDO SOBRE ISSO.



terça-feira, 22 de abril de 2014

domingo, 6 de abril de 2014

3º ANO - PROBABILIDADE EM GENÉTICA - PROF. EDUARDO


Atenção terceiros anos!!!! No capítulo sobre a Segunda Lei de Mendel estudaremos sobre probabilidade e geralmente muitos alunos não conseguem entender logo de cara!!! Esse vídeo é uma opção para você dar uma revisada e não ficar com dúvida ok??? Bons estudos!!!



quinta-feira, 3 de abril de 2014

3º ano - atividades 1ª Lei de Mendel

1)
2) Uma flor cor-de-rosa foi cruzada com uma flor vermelha da mesma espécie e os descendentes foram de flores de vermelhas e cor-de-rosa.
a) A qual tipo de herança o cruzamento acima se refere?_____________________________________(0,5)
b) Se cruzarmos flores cor-de-rosas entre si, quais serão os prováveis fenótipos dos descendentes e com que taxas (%)? (1,0)
(     ) 50% Brancas e 50% vermelhas       
(    ) 25% brancas e 75% vermelhas    
(    ) 25% brancas; 50% mescladas; 25% vermelhas
(    ) 25% vermelhas; 50% brancas; 25 % mescladas

3)  Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?
(0,5)
a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos                         ...........X............(0,5)      Genótipos (0,5)     Fenótipos (0,5)
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

4) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo malhado que distingue dois homozigotos, dizemos que houve: (1,0)
a) mutação reversa
b  codominância
c) recessividade
d) dominância
e) polialelia

5) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.
a) cor dos cabelos.(1,0)
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

6) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se: (1,5)
a)  embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor (pai ou mãe) albino;
b) o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino;
c) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são: (1,0)
a) 50%; 50%; 100%      b) 25%; 50%; 0%         c) 100%; 50%; 0%     d) 0%; 25%; 100%   e) 25%; 100%; 10%