quarta-feira, 30 de abril de 2014

2º ANO - OS ENVOLTÓRIOS DAS CÉLULAS E TRANSPORTE ENTRE MEMBRANAS - V. MENDONÇA E J. LAURENCE:

OS ENVOLTÓRIOS DAS CÉLULAS
PAREDE CELULAR: estrutura externa à membrana plasmática.
Quanto a sua composição básica:
- Parede celular dos vegetais: Composta basicamente por Celulose, que é um polissacarídeo que confere resistência mecânica à célula. É permeável, propiciando a passagem tanto do solvente quanto do material dissolvido nas soluções com que entram em contato. Além de celulose a parede celular das plantas contém outros compostos e em alguns casos pode sofrer impregnações e modificações. A impregnação de Lignina pode determinar extraordinário aumento da resistência física, mas impermeabiliza a célula, que acaba morrendo. Outra impregnação importante é a suberificação: as células próximas à periferia do caule tem suberina associada à parede celular. É pouco permeável e impede trocas gasosas e as células morrem. O conjunto dessas células formam o súber que é muito espesso e empregado para fazer a cortiça comercial.

MEMBRANA PLASMÁTICA
 A membrana plasmática é sempre lipoproteica. Uma dupla camada de lipídios (mais especificamente fosfolipídios) e proteínas. É semipermeável, pois permite a passagem do solvente e impede ou dificulta a passagem de certos solutos. Essa semipermeabilidade é seletiva.

MECANISMOS DE TRANSPORTE ATRAVÉS DE MEMBRANAS
- DIFUSÃO: É o processo de de movimento de moléculas do soluto do local onde estão mais concentradas para o local onde estão menos concentradas de maneira a igualar a concentração.
- DIFUSÃO FACILITADA: Ocorre a favor de um gradiente de concentração, indo do meio mais concentrado para o meio menos concentrado tendendo a igualar as concentrações de soluto dentro e fora da célula, tendo como facilitadora da passagem proteínas específicas para cada tipo de soluto. Assim, é um transporte passivo, sem gastos de energia.
- OSMOSE: é um processo de passagem de moléculas de água através da membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado na tentativa de igualar as concentrações. Essa passagem é feita através de proteínas especiais que atuam como canais de passagem da água, são chamadas aquaporinas.

TRANSPORTE ATIVO: é a passagem do soluto do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, ou seja, contra um gradiente de concentração. Esse transporte é realizado utilizando proteínas transportadoras, e é um transporte com gasto de energia e por isso chamado de transporte ativo. Um exemplo são as bombas de sódio e potássio como pode ser visto no vídeo abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário