quinta-feira, 20 de março de 2014

3º ANO - EXERCÍCIOS PRIMEIRA LEI DE MENDEL

1 De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.
a)      Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.
b)      Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.
c)       Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).
d)      Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo.
e)      O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

Questão 2
(UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.
I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.
II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.
III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.
Das afirmações acima está (estão) correta (s):
a)      I, apenas                            c)       III, apenas               e)      I, II e III
b)      II e III, apenas                     d)      II, apenas                   

Questão 3
Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
a)  Aa, aa, aa.     b)  AA, aa, aa.     c)  aa, AA, aa.      d)  Aa, Aa, AA.       e)  Aa, AA, Aa.

Questão 4
Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a)      Apenas indivíduos Aa;
b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)       Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)      Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

Questão 5
(FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a) 100% vv, verdes;  
b) 100% VV, amarelas;   
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas; 
e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

Questão 6
Cruzando-se um indivíduo de cor marrom com outro de cor branca obtém-se descendentes marrons, brancos e, malhados de marrom e branco. A qual herança genética corresponde esses resultados?
R:_____________________________________________



7) Uma flor branca foi cruzada com uma flor vermelha da mesma espécie e 100% dos descendentes foram de flores mescladas de branco e vermelho.
a) A qual tipo de herança o cruzamento acima se refere?_____________________________________(0,5)
Rascunho para o cruzamento (esse espaço pode ser rasurado)
 
b) Se cruzarmos flores mescladas entre si, quais serão os prováveis fenótipos dos descendentes e com que taxas (%)? (1,0)
(     ) 50% Brancas e 50% vermelhas       
(    ) 25% brancas e 75% vermelhas    
(    ) 25% brancas; 50% mescladas; 25% vermelhas
(    ) 25% vermelhas; 50% brancas; 25 % mescladas

8) Faça cruzamento entre ratos amarelos (Aa) e ratos pretos (aa), considerando que o gene Homozigoto Dominante é letal. Quais serão os possíveis genótipos e fenótipos dos descendentes?
                                                                    
............X............(0,5)            Genótipos (0,5)          Fenótipos (0,5)
 







9) Conforme estudamos, escreva as definições e o enunciado dos termos abaixo: (1,5)

a) Genótipo_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Fenótipo_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Primeira Lei de Mendel
______________________________________________________________________________
10) Uma mulher com sangue Rh positivo de genótipo (Rr) casou-se com um homem Rh negativo de genótipo (rr). Quais serão os possíveis genótipos e fenótipos dos filhos em relação a esse caráter? (1,5)
..........X...........              Genótipo       Fenótipo
 





11- Em ervilhas, a cor amarela (A_) é dominante em relação à verde (aa). Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 4 descendentes. Faça o cruzamento e assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos. (1,0)
a) 3                                                                                           ..........X...........

b) 5
c) 1
d) 7

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