terça-feira, 25 de agosto de 2009

Se você acha que sua vida é ruim, é porque nunca estudou a vida das abelhas!

Abelhas

Como você deve saber, existem nos seres vivos relações harmônicas: como o mutualismo, o inquilinismo e o comensalismo. E as relações não harmônicas, que são o: predatismo, parasitismo e a competição.
Como qualquer espécie, nenhuma sobrevive sozinha. Esse o caso das abelhas que iremos falar agora.

Sociedade
A palavra sociedade na ecologia significa: tipo de relação ecológica estabelecida entre indivíduos de uma mesma espécie. Existem mais de 20 mil espécies de abelhas conhecidas. Muitas espécies de abelhas vivem sozinhas. A fêmea fecundada constrói ninhos no chão e coloca seus ovos. Na maioria das vezes, elas morrem antes que os filhotes tenham atingido a forma adulta. A espécie de abelhas mais conhecidas são Apis mellifera, que vivem em sociedade. Nessa espécie existem as seguintes castas: a das rainhas, a das operárias e a dos zangões. A rainha é a fêmea fértil ,e ela pode botar até mil ovos por dia.Os zangões são os machos férteis.As operárias são fêmeas estéreis (não podem se reproduzir).Não podemos esquecer que as abelhas nutrem-se do néctar e do pólen retirados das flores.Muita gente já ouviu falar na palavra própolis ,esse produto é coleta das plantas pelas as abelhas,e usam esse produto para o fechamento de frestas da colméia;contribui também para evitar o desenvolvimento de microrganismos na colméia. No ser humano usa-se o própolis em propriedades antiinflamatórias,cicatrizantes e antimicrobianas.Muitas pessoas usam essa substância no tratamento de feridas,até na confecção de pastas de dente,chocolates,xampus,cremes e balas.

Classificação científica
Reino: Animália
Filo: Artrópode
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea

Diferentes abelhas
Abelhas sociais - são as que vivem em enxames, isto é, em grande número de indivíduos no mesmo ninho, e onde haja divisão de trabalho e separação de castas. As castas são os membros da colméia, normalmente uma rainha, zangões e operárias. Embora sejam a minoria dentre as várias espécies, trazem em si o que realmentecaracteriza a essência do reino das abelhas.
Abelhas solitárias - são as que vivem sozinhas e morrem antes que seus filhos atinjam a fase adulta. Constroem ninhos no chão, em fendas de pedras e árvores, em madeira podre ou em ninhos abandonados de outros insetos. Normalmente as fêmeas fecundadas preparam cuidadosamente o ninho, suprem cada célula com uma quantidade adequada de alimento preparado é base de pólen e mel, e colocam o ovo sobre essa camada de alimento. Então fecham cada célula, fecham o ninho por fora e vão embora.
Abelhas parasitas - Uma abelha somente parasita outra abelha e utiliza-se apenas do trabalho e do alimento que o hospedeiro armazenou. Na maioria dos casos, o parasita invade os ninhos, coloca seus ovos nas células já prontas e aprovisionadas pelo hospedeiro e deixa que seus filhos se desenvolvam aos cuidados deste. Em alguns casos, o parasita passa a conviver com o hospedeiro e pode, até mesmo, desenvolver algum tipo de trabalho em conjunto.
Partes da abelha
O corpo de uma abelha melífera divide-se em cabeça, tórax e abdome.
As abelhas possuem na cabeça os órgãos sensoriais que lhe permitem saber o que se passa ao seu redor.
Através dos grandes olhos compostos, podem orientar-se em seus vôos e distinguir as cores das flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário