domingo, 2 de agosto de 2009

Tipagem sanguínea...na Escola Hilda bergo.





Projeto Tipagem sanguínea...uma aula prática e útil de biologia que se tornou um projeto. Bem, ao iniciarmos o assunto Sistema ABO percebemos que a maioria dos alunos não sabia os eu tipo sanguíneo nem o Rh...isso é sério, porque afinal, mulheres com fator Rh negativo quando planejam ter filhos, quando engravidam precisam ser assistidas para que seu filho nasça saudável e não venha a ocorrer a eritroblastose fetal.
Bem, então, conversamos com a Débora e o Marcos do Laboratório LABMED, e estes concordaram em realizar os exames, demonstrar em sala de aula, e ainda fornecer as carteirinhas contendo o tipo e Rh de cada aluno. Foi muito interessante e tiramos fotos dessa aula maravilhosa. A partir daí surgiu também a idéia de fazermos um projeto incentivando essa ação, bem como a doação de sangue e de órgãos tão importante para salvar vidas de muitas pessoas que aguardam esse ato de amor. Veja as fotos dos alunos e da bioquímica fazendo a coleta de sangue. Tem também fotos com a professora e a coordenadora. rsrsr. Uma curiosidade: A Fernanda que jurava que não ia fazer o exame acabou fazendo...parabéns Fernanda. Pois é, ela falou professora eu não vou ter coragem de deixar tirarem sangue...mas eu falei: bem, traga a auotirzação assinada por um dos seuus pais...se no dia você tiver vontade de fazer o exame sem a autorização não vou deixar você fazer. Ainda bem que ela trouxe, no dia quis fazer. E o incrível...ela tem Rh negativo...


Weslei depois da tipagem com a farmacêutica fazendo pose para uma foto.



Daiton estava sério e nem aí pra agulha...rs




Kelvin, confesse você ficou pálido e com tremedeira...rs. Mas fez o exame...parabéns!












Eu, Coordenadora Cristina, três alunos do 3 ano e a farmacêutica Débora.







Fernanda, quem diria...enfrentou o medo. Parabéns!








E Diego, é isso aí.



Vilma Luiza, grávida e ótima estudante.
Bem, esperamos terminar o projeto, onde a Dra Tania fará uma palestra esclarecendo sobre a doação de sangue e de órgãos na Escola Hilda Bergo Duarte.

2 comentários:

  1. Ótima iniciativa Sandra. Sou estudante de biologia e apaixonada por esse tema tipagem sanguinea. E o que foi feito nesta escola é uma alternativa para dinamizar as aulas e conduzir os alunos à prática e não somente teoria. Abraços.
    Janaina Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário Janaína. É isso mesmo que pretendi com essa aula que se transformou num pequeno projeto onde os alunos observam todo o teste, conhecem seu tipo sanguíneo e a partir daí, buscam conhecer mais sobre o sangue, sua importância, a doação tanto de sangue quanto de órgãos.

    ResponderExcluir