sábado, 30 de maio de 2009

Considerações sobre o ensino público!

Sou professora, de biologia. Atualmente estou desenvolvendo um projeto relacionado ao sangue: tipagem sanguinea e incentivo a doação de sangue e órgãos. Nesse projeto convidei uma farmacêutica e um bioquímico para apoiarem as ações que estamos desenvolvendo em relação a tipagem sanguinea nos terceiros anos do ensino médio. Inicialmente, a farmacêntica Débora de Medeiros Alves, foi até as três escolas que leciono: Professora Vania Medeiros Lopes, Hilda Bergo Duarte e Weimar Torres (Guassulandia, para realizar os testes de tipagem sanguínea nos alunos, após a coleta de autorizações dos pais e responsáveis. Aos alunos serão fornecidas as carteirinhas contendo o tipo sanguíneo, integrando sua documentação. O interessante é que a maioria dos alunos não conheciam seus tipos sanguíneos, mas após a aula do sistema ABO puderam saber a importância do conhecimento quanto ao tipo sanguíneo. Pois é, o tipo sanguíneo é muito importante porque é através dele que podemos saber para quem podemos doar e de quem receber, e ainda evitar problemas relacionados a gravidez, como a eritroblastose fetal, que compromete a vida do feto. Mulheres com fator Rh negativo para qualquer tipo sanguíneo precisam de acompanhamento médico caso o filho que esteja esperando seja Rh positivo para qualquer tipo sanguíneo. Hoje vemos quantas mulheres engravidam sem saber qual é o seu tipo sanguíneo e muitas delas não sabem o risco que correm por desconhecer esse fato. Além desses problemas há outros relacionados a doenças que necessitam de sangue, como a falta de plaquetas por exemplo, onde a pessoa não pode sofrer nenhum tipo de ferimento porque este não cicatriza. São inúmeros problemas relacionados ao sangue. Mas além disso temos também as imensas filas de pessoas que aguardam um transplante de órgãos para viver , o que também necessita saber o tipo sanguíneo, e infelizmente, muitas pessoas que morrem diariamente poderiam ser doadores de órgãos e assim perpetuar a vida em outras pessoas, dando vida, dando esperança a crianças e adultos que necessitam de apenas um órção, medula, para continuarem a viver.
Assim, vamos fazer uma campanha para que as pessoas se conscientizem da importância desse grande ato de amor. Em Dourados as campanhas em prol da doação de sangue se intensificam, pela necessidade de salvar vidas, e sempre estão divulgando a importância desse ato, e assim com este projeto estaremos colaborando para que a doação de sangue se intensifique e também a doação de órgãos.
Para a concretização do projeto também iremos convidar médicos e assistentes sociais para realizar palestras e sanar dúvidas quanto a doação.
Espero com isso que as pessoas passem a agir com amor, sendo doadores e ajudando a salvar muitas vidas diariamente.
Pense nisso! E seja você também um doador. Quem sabe se um dia não será você ou alguém da sua família a precisar desse ato de amor?

Um comentário: